A Arte de Entender o OUTRO. 27 de fevereiro de 2012 – Publicado em: Blog

Apesar do dicionário nos fornecer a teoria, reconhecemos que a prática é difícil. Julgamos as pessoas sob a nossa ótica e assim, fica difícil entender exatamente o que se passa pela cabeça dela.
É difícil as vezes entender que as pessoas tem um ponto de vista de vista diferente porque enxergam a vida por outro ângulo.É como ir ao teatro: quem senta no camarote tem uma visão diferente de quem sentou na platéia, ou no canto. Mas todos estão vendo o mesmo espetáculo.
Naturalmente, quem senta perto da aparelhagem de som, tem uma audição melhor do que quem sentou distante.
Assim é tudo na vida. Muitas vezes queremos que as pessoas entendam nossos pontos de vistas, mas pra que formem uma opinião sobre algo é necessário que consultem seus arquivos internos, onde estão armazenadas suas experiências e suas conclusões, que são em alguns casos, bem diferentes das nossas.
Porém, quando um amigo não nos entende, não quer dizer que nos quer mal; as vezes ele quer, erroneamente, nos conduzir pela trilha que acha certa, sob a ótica dele. E discute conosco, porque teme que nossas decisões.
Em outros casos somos nós que não entendemos o que a pessoa quis dizer com determinado posicionamento; ficamos esperando que ajam da forma que estamos acostumados a agir, esquecemos que elas tem outra história de vida e outra forma de pensar, e que ela vai reagir diferente de nós em várias situações.
Entender é uma arte.
Entender é deixar a pessoa livre para agir da forma que quiser, sem imposições absurdas da nossa parte.
Naturalmente, ENTENDER não quer dizer CONCORDAR. Podemos perfeitamente entender a atitude de uma pessoa que se embebeda até cair pra esquecer suas mágoas, mas nem sempre podemos concordar com isso.

Para entender as pessoas, basta que tenhamos em mente que ela é um ser único que vai agir de acordo com os impulsos dela, por mais que isso contrarie nossa maneira de enxergar as circunstâncias.
Devemos estar sempre abertos ao entendimento mútuo, para que a jornada da vida se torne mais leve para todos, especialmente PARA NÓS.

Pense nisso.

Texto por Maris.

« O ato de perdoar
A ESCOLHA É SUA »