A pedidos…receita de Cuscuz brasileiríssimo! 20 de agosto de 2011 – Publicado em: Blog

Primeiro passo: Fazer um molho de tomate com muitas ervas e bem chegado no sal e na pimenta (se quiser acrescentar). O molho de tomate tem que ficar com sal a mais e bem forte de tempero porque a farinha de milho acaba neutralizando um pouco do sabor…
Refogar a cebola e o alho (bem picados) no azeite. Acrescentar uma colher (chá) de louro em pó sempre mexendo bastante. Despejar 500ml de molho de tomate (sem temperos) e deixar cozinhar por alguns minutos. Acrescentar o sal, o molho de pimenta dedo de moça, salsinha e cebolinha picados, uma colher (sobremesa) de gengibre fresco ralado (fininho) e uma colher (chá) de açúcar. Se tiver orégano fresco, acrescentar algumas folhinhas (não serve orégano seco). Acrescentar um copo (200ml) de água. Deixar cozinhando para apurar por uns quinze minutos. Acrescentar uma xícara de palmito picado em pedaços pequenos, uma lata de ervilha, uma lata de milho e uma xícara de azeitonas sem caroço fatiadas. Misturar delicadamente. Bem devagar e aos poucos ir acrescentando a farinha de milho (amarela ou branca) em flocos, mexendo bem até formar uma massa consistente que desprende do fundo da panela. Acrescentar no final de tudo um pouco de azeite e mexer bem. Colocar a massa em uma forma – a mais tradicional é aquela redonda com a elevação (cone) no meio. Deixar esfriar totalmente para retirar da forma em um prato grande.
Opções de ingredientes: bacalhau dessalgado, cozido previamente e desfiado; camarão que deve ser cozido no molho de tomate; frango pré cozido e refogado com a cebola e o alho antes de acrescentar o molho de tomate. Nesses casos não há necessidade do palmito.


Bom apetite!

« Pensamento para toda uma vida…
Fazendo amizade com as sombras… »