Gluten (incluindo receita de bolo sem farinha de trigo) 7 de fevereiro de 2011 – Publicado em: Blog

Há muito pouco tempo me foi dito, por algumas fontes nas quais confiei, que o glúten faz muito mal à saúde. Particularmente eu já não ligava muito para pães e massas (uma amiga nutricionista acha que era por instinto).
Mesmo assim resolvi testar e faz quatro meses que praticamente não consumo nada que contenha glúten. Senti diferença na disposição, sim. Mas nada tão evidente. Agora, em compensação, Danilo, que convive comigo diariamente diz ter percebido diferenças saudáveis em meu comportamento. Então, ele resolveu também aderir ao esquema “nada de glúten”. Ele adorava pão e massa e consumia muita farinha de trigo. Realmente eu já estava um pouco preocupado porque ele andava muito cansado, desanimado, só querendo dormir e logicamente eu já tinha tentado de tudo para melhorá-lo. Até cheguei a cogitar que ele estava deprimido por algum motivo que eu não sabia… Que nada! Foi só tirar o glúten de sua dieta que o cara ficou bala! É outra pessoa no quesito “disposição”. Impressionante!
Hoje conseguimos perceber nitidamente os efeitos do glúten quando consumimos algo que contenha farinha de trigo, mesmo que seja um peixe empanado. São eles:
Diarréia explosiva e urgente, conseqüência de uma colite aguda (irritação do intestino) e muuuuita moleza e preguiça (embotamento mental devido à dificuldade na conexão entre os neurônios – sinapses nervosas). Isso nos faz até evitar mesmo tendo vontade. O “preço” é muito alto!
Hoje nós reorganizamos nossa dieta alimentar, introduzindo biscoitos de polvilho (de vários sabores) no lugar de biscoitos e bolachas, aprendemos a fazer bolos e pães sem farinha de trigo, descobrimos que apenas a Kopenhagen tem quase toda a sua linha de chocolates sem glúten (que chato, né?) e nos habituamos a verificar em todas as etiquetas de produtos alimentícios se contem o tal do glúten.
Existem várias farinhas possíveis de consumo sem glúten: farinha de arroz, batata, milho, mandioca inclusive para os empanados. Detalhe: tapioca é muito bom no café-da-manhã. Aqui vai uma receita deliciosa e super prática de um bolo que pode ser acrescido de diversas coberturas opcionais, mas ele sozinho já é muito gostoso:

Bolo de fubá sem gluten
1 xícara de fubá
1 xícara de farinha de arroz
1 xícara de água
1 ou 2 xícaras de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 ovos
50 gs de coco ralado
Modo de fazer:
Bater todos os ingredientes no liquidificador e levar ao forno.

sites que recomendo:
www.semglutensemlactose.com
www.marilis.com.br

« Cientista afirma ter teletransportado moléculas de DNA
Assim na terra como no céu… »