Imperdível! 14 de abril de 2011 – Publicado em: Blog

CURSO LIVRE DE FITOTERAPIA

Conhecendo Plantas e Ervas Medicinais

Plantas medicinais são empregadas pelo homem desde sua origem. Até pouco tempo as pessoas simples sabiam como utilizar cada planta para sanar seus males. Os mais velhos tinham o conhecimento da dosagem, de quando empregar, do preparo e das plantas tóxicas consumidas com cuidados especiais.
Atualmente, a fitoterapia volta a ser valorizada, porém a população não possui mais muito dos conhecimentos de seus ancestrais.
Sabendo que muitos destes conhecimentos estavam se perdendo, nós iniciamos, há mais de 15 anos, um trabalho de pesquisa e conservação de plantas medicinais, objetivando a recuperação de conhecimentos populares, produção de plantas e medicamentos, pesquisa agronômica e fitoquímica dessas plantas.

Objetivo:
Este curso destina-se ao esclarecimento de como produzir, preparar e usar as plantas e ervas medicinais. Pretendemos devolver à população estes conhecimentos readquiridos, mas agora com o crivo da ciência, para que possamos ter segurança e tranquilidade em usar essas valiosas ervas.

Carga horária: 14 horas.

Próximo curso em São Paulo:
Dia 16 de julho (sábado) das 14 às 19 hs e dia 17 de julho (domingo) das 9 às 13 e das 14 às 18 hs.

Principais tópicos abordados:
· noções básicas das técnicas de cultivo de plantas medicinais;
· a legalização da fitoterapia segundo os ministérios da saúde e agricultura;
· a fitoterapia dentro das terapias complementares;
· indicações práticas das plantas medicinais mais populares e acessíveis;
· aprendendo a utilizar ervas na culinária;
· conhecendo, preparando e utilizando as plantas medicinais;
· as várias formas de uso: chás, tintura-mãe, extratos, óleos essenciais (aromaterapia), tópico (pomadas, hidrolatos e outros).
· Você vai ter a oportunidade de entrar em contato com as principais plantas citadas neste curso para tocar, cheirar e algumas até degustar.

Professor Responsável: ADEMAR MENEZES JUNIOR
Engenheiro Agrônomo formado pela UFLA Lavras, em 1989, com mestrado em Agronomia pela UNESP Jaboticabal, com concentração na área de plantas medicinais. Professor universitário por 12 anos na Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP, onde além das pesquisas agronômicas com planas medicinais coordenou o curso de pós-graduação em Fitoterapia. Produtor e Consultor em cultivo de plantas medicinais. Proprietário da Farmácia, da Distribuidora e do Espaço Terapêutico Oficina de Ervas. Terapeuta radiestesista, com diversos cursos de florais, homeopatia, essências Cristais de Oz, Reiki, fitoterapia, entre outros.

Inscrições com Shirley pelo telefone: 4007-1567 (capitais brasileiras e regiões metropolitanas)

« Cegueira na verdade é covardia!
Novidades… »